terça-feira, 17 de novembro de 2015

Historia aermodelismo

APRESENTAÇÃO
Este é apenas um mat erial didá tico para ser utilizado na disciplina de História da Aviação, considerando o aspecto do des envolvimento do transporte aéreo no Brasil. Portanto, não é um livro de História e nem sequer um re gistro de me mória. Para ter alguma lógica em sua maior parte segue uma ordem cronológica, evide nciando os acon tecimentos que mais influíram no progresso da aviação de transporte no país. E, para me lhor comp reensão, é preciso primeiro contextualizá-lo no curso da História Mu ndial. Por isto, an tes é visto seu início, evolução e aplicação aos meios econômicos no mundo, u ma vez que ele e as telecomunicações são os suportes do processo de globalização em curso. E, de pois, vê-se a su a atuação na economia brasileira no correr do tempo.
O SO NHO DE VOAR EXPRESSA O DESEJO DE LIBERDADE
A mito logia gre ga co nta que Dédalo, por ter matado Talo, foi preso junto com seu filho no labirinto. Então, constr uiu as as artificiais, juntando penas de gaivota com cera do mel de abelhas. Assim, conse guiram fugir. Antes, alert ou o filho para não voar muito perto do Sol, pois a cera das asas poderia derreter co m o calor, e ne m muito perto do mar porque as asas ficariam mais pesadas. O jovem Ícaro, por ém, não aten deu os con selhos do pai e, querendo realizar o sonho de ir mais alto, subiu e suas asas se desfiz eram e ele desp encou no mar Egeu, enquanto que seu pai, aos prantos, voou rumo à costa, cheg ando a salvo. Estra nhamente, sempre se reverencia o jovem Ícaro, que errou, e não Dédalo, o planeja dor, projetista, orient ador e zeloso da segurança.
DO  MITO  À  REALIDADE
O ser hu mano sem pre tentou realizar o sonho de voar para alcançar um grau de liberdade que as limitações de seu corpo lhe impõem. Tran spor mon tanhas, cursos d’água, florestas e evitar várias dificuldades naturais eram idealizações humanas desper tadas quando apreciava o vôo dos pássaros e via como superavam tudo que lhes obstruía o cami nho. Voar significa vencer a força da gravidade, afastar-se do ca mpo de atr ação do planeta e, ass im, poder percorrer os espaços, vencendo facilmente os obs táculos da natureza. aviação
Já na Ant iguidade algu mas tentativas foram feitas, por exemplo, com pipas, na China. Na Idade Média o estudioso Leo nardo Da Vinci desenvolveu teorias sobre o vôo, observando como os pássaros o realizavam. Por ém, todos os estu dos e as tentativas de concretizá-lo frustravam-se pela falta de tecnologia capaz de torná-lo real. Som ente na Idade Moderna (Século XIX) que foram desenvolvidas tecnologias sufici entes que possibili taram projetar e construir máquinas voadoras, possibilitando o homem final mente alçar aos céus.


LEONARDO  DA  VINCI

Conv ém co mentar um pouco sobre Leonardo Da Vinci, uma vez que ele realizou os primeiros estudos rela tivos ao vôo com algu ma base científica – observação de fatos da natureza e tentativa de aplicá-los ao cotid iano da Human idade. Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 1452 em Anchiano (média Itália), foi arti sta, poeta, mate mático, arquiteto, engenheiro militar. Trabalhou com matemática, perspectiva, ótica, mecânica, bal ística, fortificações, hidráulica e astronomia. Na área têxtil desenhou um fuso móvel, um disp ositivo par a tornos e um conjunto automatizado de rosca e parafuso. Começou a análise dos movi mentos e via na força da água um propulsor de máquinas, crendo que seu deslocamento era a cha ve da vi da no mundo. fabricar um aeromodelo  Entendia a matemática como o meio do homem se rela cionar co m a natureza. Um dos estudos mais interessantes que fez foi a idealização de uma má quina que vo asse, usando como modelo as asas do morcego, preocupando-se com a sustenta bilidade e com a direci onalidade. Faleceu em Amboise em 1519, deixando muitas anotações de seus est udos e que fica ram perdidas por longo tempo. Recentemente foram descobertas e, daí então, perce beu-se o quanto aquele gênio do Renascimento estava avançado em relação ao seu tempo. Som ente 20 0 anos depois de sua existência haveriam estudos compleme ntares aos s eus sobre o vôo com exp eriências práticas que o realizassem. aviões

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